Palestras Desenvolvimento Sistemas e Informática


Para manter nossos alunos sempre atualizados e bem informados quanto a realidade do mercado de trabalho que está continuamente passando por mudanças tecnológicas, a ETEC Fernando Prestes promove eventos voltado aos alunos que proporciona esse contado dos estudantes com profissionais experientes do setor produtivo que sempre estão interessados a contribuir com a formação de novos profissionais que podem futuramente compor o quadro de colaboradores de suas empresas.

Sendo assim, em 2023, os cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática promoveram as primeiras palestras do ano, convidando dois profissionais para explanar sobre assuntos tecnológicos importantíssimos para os futuros profissionais.
No dia 23/03/2023 às 19h00min, tivemos a satisfação de contar com a contribuição do profissional Prof. Claudemir dos Santos, Perito Criminal, Especialista em Segurança Cibernética que abordou o tema: “Investigação Forense de Fraudes , Fake News e Crimes Digitais,, onde apresentou ferramentas e técnicas utilizadas na investigação de crimes digitais, respondendo ao final várias perguntas dos alunos e os orientando sobre por onde começar os estudos para entrar nessa área.

No dia 30/03/2023 também às 19h00min, foi a vez de nosso amigo Sr. Alessandro Cabelo, cientista e pesquisador de Neuro tecnologia e Inteligência Artificial, abordando o tema: “Inteligência Artificial, onde estamos e aonde podemos chegar”, onde apresentou o fascinante mundo das inteligências artificiais que já existem para reconhecimento de imagem, detecção de objetos e rostos humanos, softwares que criam desenhos a partir de uma solicitação textual, ferramentas que respondem perguntas através de avatares que simulam perfeitamente expressões faciais humanas como movimento dos olhos e bocejos, etc. O ponto alto da explanação, foi quando o Sr. Alessandro apresentou seus projetos de Tecnologia assistiva, demonstrando como é possível melhor a qualidade de vida de pessoas com certas limitações físicas ou com doenças que necessitam de monitoramento. Apresentou o projeto de bengala eletrônica para ajudar deficientes visuais, citou o monitor neurológico que pode prever antecipadamente se alguém está prestes a ter um ataque epilético, comunicando assim ambulância que chegará no local para socorrer a pessoa em tempo real. Explanou  também sobre o detector de esqueleto humano através do qual e possível identificar através de câmera se uma pessoa está em pé, sentada, ou se caiu, podendo a mesma apenas com acesso com as mãos disparar mensagens pelo WhatsApp solicitando socorro.
Mediante a tantas “provocações positivas”, os alunos ficaram extremamente empolgados e motivados a se dedicarem maias ainda para atingir seus objetivos.
Também foram convidados alguns alunos do Curso Técnico de Informática para Internet da classe descentralizada João Clímaco e alunos dos cursos técnicos de Administração, Logística e Secretariado os quais também gostaram das palestras.

Agradecemos imensamente os profissionais Sr. Claudemir dos Santos e Sr. Alessandro Cabelo que gratuitamente e generosamente ofereceram esse riquíssimo conteúdo aos nosso alunos.

 

Texto e Fotos: Coord. Prof. Ms. Anderson do Amaral


Clique para ampliar as imagens