.

Consórcio de empresas inicia programa de experiência profissional com alunos Ext. FATEC


Consórcio de empresas inicia programa de experiência profissional com alunos da Etec Fernando Prestes – Extensão FATEC

 

Trazido ao Brasil por meio de parceria entre o CPS e a IBM, o programa visa desenvolver competências comportamentais em alunos do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional

Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, por meio de dois encontros remotos na Plataforma Teams, iniciaram-se as atividades do P-tech, um programa de Desenvolvimento Profissional aplicado por empresas junto aos alunos do curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Classe Descentralizada da Etec Fernando Prestes na Fatec Sorocaba.

O P-tech é fruto de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a IBM dos Estados Unidos e prepara estudantes para a economia digital, combinando o conteúdo da formação profissional com experiências práticas dentro de empresas.

Em Sorocaba, as empresas Uno Soluções, Tegra e Eduzz, são responsáveis pela implantação do projeto, com foco nas chamadas compete^ncias comportamentais (Soft Skills), tomando como refere^ncia as habilidades/compete^ncias descritas no documento Workplace Experience Curriculum produzido pela IBM: comunicac¸a~o, colaborac¸a~o, pensamento anali´tico, lideranc¸a, responsabilidade, autogesta~o, curiosidade e motivac¸a~o. O conteúdo complementará as competências técnicas (Hard Skills) desenvolvidas pelo curso da Etec.

Novos encontros estão programados para acontecer ao longo de todo o ano letivo, contemplando mais de 70 alunos, futuros profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Sobre a Extensão Fatec Sorocaba:

A Classe Descentralizada da Etec Fernando Prestes na Fatec Sorocaba (José Crespo Gonzales) iniciou suas atividades em fevereiro de 2020, oferecendo cursos do Programa Novotec Integrado na modalidade AMS (Articulac¸a~o da Formac¸a~o Profissional Me´dia e Superior), de Ensino Médio com Habilitação Profissional de: Técnico em Logística e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com duração de 3 anos.

A modalidade mescla componentes da Base Nacional Comum curricular e componentes técnicos profissionalizantes, com possibilidade de prosseguimento de estudos no ensino superior, em curso correlato na Fatec, por mais dois anos.

Sendo assim, ao final de 5 anos, o aluno pode obter os diplomas do Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior Tecnológico.

Ademais, a turmas ainda desenvolvem 200 horas de atividades de contextualização profissional com empresas parceiras ao longo da jornada de estudos.